sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pista e curiosidades do enigma publius





No final de 1994, A Momentary Lapse Of Reason foi lançado no formato de Mini Disco, com um novo visual no encarte. Em uma foto, há, em letras brancas, a palavra "ENIGMA" como mostrado na figura à direita, e em outra há, também em letras brancas, a palavra "PUBLIUS" que está na outra imagem abaixo. Mais tarde as palavras Enigma e Publius surgiram em reedições dos álbuns da banda, confirmando que Publius realmente é alguem que possui acesso ao material da banda.



O Pink Floyd nega qualquer envolvimento e diz que tudo é apenas coincidência. Sendo o tema do último álbum da banda, a comunicação é natural que o Pink Floyd tenha resolvido envolver a internet nesta busca ao tesouro. Além do desafio inerente ao Enigma diz-se haver um prêmio secreto para quem descobrir a chave do problema. Um dos fatos mais curiosos gerados pela brincadeira foi uma gigantesca escavação movida por milhares de fãs da banda nas redondezas da usina mostrada na capa de The Division Bell.

Após todas essas mensagens subliminares e aparições do nome do enigma publius em vários shows do pink floyd, mais duas mensagens foram ditas pelo senhor 'Publius'.

TRADUÇÃO DA 2º MENSAGEM: "Portanto parece que muitos de vocês tem especulado o passado. Nada parece suficiente. Mas é impossível crer que as coisas mudaram? Vocês estão tão preocupados com minha identidade - mas vocês estão errados. A mensagem em si é o que importa e não quem a manda. Muitos de vocês podem ser iniciantes para entender. Lembrem-se: Se eu não prometer a vocês as respostas vocês iriam? Vocês pensam que eu sei de alguma coisa que vocês não sabem?" -Publius

TRADUÇÃO DA 3º MENSAGEM: "Alguns de vocês estão me fazendo perguntas pensativas (meus cumprimentos a Geoff Lee e Duncan Anker, entre outros, que me contataram diretamente). Agora, deixem-me fornecer algumas respostas que irão talvez inspirar mais de vocês. Antes de qualquer coisa, como lerão a seguir, vocês irão compreender melhor porquê minha identidade não pode ser revelada. Digo novamente que eu sou um mensageiro, apenas isso. Eu não posso contar-lhes quem me mandou, mas eu posso dizer que eu fui dirigido a vocês porque vocês são uma grande massa de fãs e conhecedores do Pink Floyd. Aqueles do newsgroup de vocês que optaram por ignorar minhas postagens por eu não divulgar minha identidade estão claramente optando por focalizarem-se no mensageiro e não no que foi passado nas mensagens. Isto é uma pena. Eu gostaria de pensar que por todo o tempo que vocês gastarem escutando, discutindo e pensando sobre Pink Floyd, vocês serão levados a algo único e potencialmente extraordinário. É importante dizer, para aqueles de vocês que têm acompanhado minhas últimas mensagens, não sejam intimidados pela zombaria dos outros. Tenham fé e segurança de que o que eu estou para explicar é bem real. COMO ALGUNS DE VOCÊS SUSPEITAM, "The Division Bell" não é como seus antecessores. Apesar de todas as grandes músicas serem assunto para múltiplas interpretações, neste caso há um propósito central e uma solução desenhada. Para a pessoa engenhosa (ou o grupo de pessoas) que reconhece isso - e para onde essa informação aponta - um prêmio único foi ocultado. Como e onde? The Division Bell... Ouça novamente... Olhe novamente... Pois teus pensamentos irão lhe guiar: 'Leading the blind while I stared out the steel in your eyes' (conduzindo o cego enquanto eu olhei fixamente fora o aço em seus olhos)
(parte da letra de "Poles Apart", do Division Bell)As letras, a arte e a música lhes levarão até lá

POR VÁRIOS MESES, eu tenho assistido e descobri que vocês têm especulado sobre um nível de significados. Contudo, nenhum de vocês já descobriu o começo do que sempre esteve lá e o desafio incomum que está incluso. Então agora me foi dado uma tarefa - como seu "guia" - de começar a apontá-los a direção certa.

DEIXE-ME SER CLARO: Para aqueles de vocês que pretendem pensar sobre este perplexo e intrincado problema, um prêmio singular aguarda. Mas, o desafio é acompanhado por uma solução particularmente complexa. Para aqueles de vocês que pretendem ignorar ou mesmo ridicularizar estas mensagens, esta é sua perda. Será seu próprio ceticismo que os impede de participar.

Se vocês optarem por discutir seu progresso abertamente neste fórum, eu serei capaz de guiá-los de tempos em tempos.

REVEJAM CUIDADOSAMENTE minhas mensagens anteriores e esta para ajuda adicional e um lugar por onde começar.

Desejo-lhes sorte." -Publius

Um comentário: