sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Enigma Publius


O conhecido enigma Publius foi um desafio criado pelo grupo nos seus ultimos discos. Tal enigma fez que milhares de pessoas no mundo procurar as 'chaves do quebra-cabeça' para descobrir o enigma. O início de tudo foi a seguinte mensagem postada no newsgroup (um grupo de discussão) dos fãs do Pink Floyd na Internet. "My friends, You have heard the message Pink Floyd has delivered but have you listened? Perhaps I can be your guide, but I will not solve the enigma for you. All of you must open your minds and communicate with each other, as this is the only way the answers can be revealed. I may help you, but only if obstacles arise. Listen. Read. Think. Communicate. If I don't promise you the answers would you go." Que segue a tradução: "Meus amigos, vocês ouviram a mensagem do Pink Floyd, mas vocês a compreenderam? Eu posso ser seu guia, mas não vou resolver o Enigma para vocês. Todos vocês devem abrir suas mentes e comunicar-se com os outros, pois esta é a última maneira de revelar as respostas. Eu poderei ajudá-los mas apenas se surgirem obstáculos. Ouçam. Leiam. Pensem. Comuniquem-se. Se eu não prometer a vocês as respostas vocês irão."

A pessoa cujo o nick era: Publius Publius, o qual veio o nome do tal enigma. À principio tal fato não gerou muita repercursão, muitos não acreditaram pois foi mandado por uma pessoa em anonimo num site de descursão. Mas Publius não se sentiu satisfeito e mandou uma nova mensagem que ira provar a realidade desse fato no dia 18 de julho de 1995. Naquele dia, num show do Pink Floyd transmitido pelo sistema Pay Per View, em um imenso painel de luzes colocado à frente do palco surgiram as palavras "Enigma Publius" durante o solo da musica 'Keep talking' (que sua tradução é contuem falando), isso seria um aviso ao fãn para continuar procurando e falando do tal enigma!

Após isso, esse assunto deixou de ser apenas uma duvida ou um assunto aleatório dos internautas fãs e virou assunto até para capa de revista e de jornais do mundo inteiro.

O interressante é que Douglas Adams, um amigo da banda que sugeriu o nome do álbum, disse em 1994 que ele não estava envolvido e não sabia de qualquer envolvimento por parte da banda. Em maio de 1995, foi averiguado que nem Durga McBroom nem Jon Carin, dois músicos que trabalharam com o Pink Floyd durante a turnê de 1994, sabiam do enigma.

Outro sinal foi previsto por Publius, e em 20 de outubro a palavra "ENIGMA" estava projetada em enormes letras no fundo do palco durante o começo de Another Brick In The Wall Part 2 em um show em Earls Court, Londres. Este show foi televisionado para a Europa ao vivo, e para os EUA no dia 1º de novembro. Publius então postou uma mensagem que dizia que o sinal era o "anúncio mundial" do enigma. Em junho de 1995, o mesmo show foi lançado em vídeo, e o sinal estava lá. Entretanto, a palavra estava agora encobrida por alguns "rabiscos". (como é mostrado na figura acima!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário